anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
A história do piano C. Bechstein em São João da Boa Vista e Águas da Prata
São João da Boa Vista|cultura|01/08 16:54|450 visualizações
História e histórias.
Difícil precisar exatamente quando esse piano C. Bechstein chegou em São João da Boa Vista. Fabricado em 1918, o instrumento aterrissou nos Crepúsculos em meados da década de 1920.
O historiador Antonio Carlos Lorette defende a hipótese de que o piano foi adquirido pelo quadro associativo do Centro Recreativo Sanjoanense, então composto por filhos intelectualizados da aristocracia rural que comandava a cidade.
Certo é que a peça histórica integrou a patrimônio do Theatro Municipal e da Sociedade Cultura Artística, esta última uma confraria de intelectuais e artistas sanjoanenses fundada em 1930 que se reunia no pavimento superior do foyer do Theatro.
Segundo o pesquisador Lorette, naquele mesmo 1930 Heitor Villa-Lobos se apresentou no Theatro usando o antológico piano de cauda. Em 1946, Guiomar Novaes voltou a São João para um recital no Theatro em prol da Casa da Criança.
A consagrada pianista também mostrou seu talento no enorme C. Bechstein que protagoniza este texto.
Com o passar dos anos, a falta de manutenção, cessões infelizes e reformas inadequadas foram cabais para deixar o piano à mercê de melancólicos usos corrosivos: aparador de vasos de samambaias, mesa de pingue-pongue e tábua de refeições.
Lorette, o incansável gladiador do patrimônio histórico de São João, pediu socorro ao casal mecenas Angela Bonfante e Geraldo Dezena para salvar o piano de cento e quatro anos da ruína absoluta.
Sensibilizados, eles assumiram o ônus do restauro, contrataram um paulistano expert na marca C. Bechstein e, depois de oito meses de um trabalho minucioso e dispendioso, o instrumente de cauda inteira está lindo, renovado, impecável, imponente.
Onde? Na Boca do Leão em Águas da Prata, totalmente disponível para visitação.
 
por Lauro Auggusto Bittencourt Borges
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
Anonimo
SJBVista
01/08 17:48

Que maravilha!!! O piano é lindo!

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade