anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Do Cafofo do Dezena - Crônica Viva - Fofoca da IA
São João da Boa Vista|cultura|30/01 10:03|85 visualizações
Agora o mundo é da IA. Quem conseguir os melhores desenvolvedores dominará o mundo. A semana foi de guerra entre China e EUA. Para variar. Só porque uma empresa chinesa, com a mesma base tecnológica das gigantes americanas, mas com o ajuste mais apurado, com menos dinheiro e com gasto menor de energia, conseguiu os mesmos resultados dos que dominavam o mercado: DeepSeek é o nome da fera. Sim, toda a tecnologia insipiente, de sucesso, corre o risco dos novos entrantes.


Assim também acontecia em pequenas cidades do interior. Era só o seu Mané abrir uma padaria e fazer sucesso, que apareciam vários Manezinhos abrindo padarias para curtir os bons ventos. Verdade seja dita, isso acontecia mais com os bares, que proliferavam pelos bairros, do que com as padarias. A diversão, após o trabalho, já que não se falava em celular e muito menos em IA, era ir ao boteco da esquina inteirar-se das novidades do dia. As mulheres trocavam informações nos portões das casas, após varrerem as caçadas os homens, em mesas de bar. Um trago aqui, outro acolá, e a língua IA se soltando. Muito do que se conversava de pouco adiantava, mas era a maneira como grande parte da população encerrava o dia.


Ficamos mais individualistas com os smartphones. Temos o mundo na palma da mão e conversamos com quem desejamos utilizando os programas de mensagens. Olhem que coisa interessante. É comum vermos, em portas de fábricas, horário do almoço, diversos trabalhadores sentados à sombra, muito próximos, com o celular na mão, cabeça baixa, rodando o TikTok. Ninguém conversa com ninguém. Ficam hipnotizados e, de vez em quando, um solta uma gargalhada e outro estica o braço em protesto.


Como chegamos até aqui? É, está tudo muito esquisito. Principalmente nesta nossa terrinha. Agora, admiramos o presidente dos EUA, mas que trata o Brasil como paisinho chulé, e muitos acham o máximo idolatrar os empresários daquele país, sem nunca fazerem o mesmo com os nossos. Mula sem cabeça soltando fogo pelas ventas, dizia meu pai. No meio deste turbilhão, aparece esse chininho danado e arrasta muitos trilionários a perderem alguns bilhões. Fazer o quê? Só quero ver o dia em que a IA aprender a fofocar ouvindo nossas conversas, ao esquecermos nossos celulares abertos, ou espionando os aplicativos pelos quais transitamos. Será o fim!
 
Fernando Dezena

compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade

















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem