anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Nova Organização Social assume a saúde em São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|comunicados|07/03 14:37|453 visualizações
A Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Saúde, oficializou a substituição do Instituto Rafael Arcanjo pelo Instituto Nacional de Gestão para Excelência em Saúde (INGEX Saúde), após identificar irregularidades na prestação de contas e no atendimento da administração anterior.

 O contrato emergencial, com vigência de 1º de março a 31 de agosto de 2025, foi firmado com base no Artigo 75, Inciso VIII, da Lei 14.133/21, visando garantir eficiência e humanização nos serviços prestados.

Um relatório do Departamento de Saúde apontou inconsistências graves na gestão da OS anterior, como documentação irregular e deficiências operacionais que dificultaram a prestação de contas, o que poderia gerar apontamentos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Diante dessas falhas, a renovação do contrato, vencido em 28 de fevereiro, foi descartada, priorizando-se uma transição ágil para evitar interrupções nos atendimentos.

A INGEX Saúde assumiu a gestão da UPA, dos serviços de Saúde Mental (CAPS II, CAPS AD, CAPS-i e Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental - eMAESM), das Unidades de Saúde (Básicas e de Saúde da Família), dos Serviços de Especialidades (médicas e odontológicas), do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), do FARMASUS  Serviço de Assistência Farmacêutica, do SAE - Serviço de Atendimento Especializado e da Academia da Saúde.

A escolha da organização se deu pela qualidade técnica do plano de trabalho apresentado, pela coerência da planilha de custos com o mercado e pela presença de profissionais altamente qualificados em Saúde Pública em seu quadro diretivo.

Segundo Eliézer Amós da Silva, gestor da INGEX, foram identificados problemas estruturais críticos, como equipamentos defasados e sem manutenção adequada.

O aparelho de raio X da UPA, por exemplo, funcionava de forma limitada devido a manutenções inadequadas. Para resolver essas questões, a INGEX acionou a fabricante Toshiba para reparos técnicos e contratou empresas especializadas em engenharia clínica para restabelecer os sistemas de redes de oxigênio e vácuo, além dos compressores para ventilação pulmonar.

Enquanto as adequações ocorrem, a Santa Casa Dona Carolina Malheiros auxilia temporariamente na realização de exames laboratoriais, garantindo a continuidade dos atendimentos.

Parte dos colaboradores da rede será mantida, mas algumas substituições serão necessárias para aprimorar a assistência prestada. Além disso, serão implementados protocolos atualizados, melhorias na comunicação visual e treinamentos técnicos e em desenvolvimento humano.
 
A INGEX também contratou a enfermeira Luciana Cristina de Oliveira Mendonça como Coordenadora Administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com 30 anos de experiência, Luciana tem o desafio de reestruturar processos e garantir a excelência no atendimento à população.

compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
11/03 08:22

Sei.... agora sim .... só troca o nome.... Trata se de um caminho viciado, "é por ali" não tem como fugir..... é a válvula de saída..... Já era não muda nada, ali dança, ou dança.....

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade

















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem