anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
UNIFAE realiza Simpósio sobre suicídio
São João da Boa Vista|cursos e concursos|23/09 17:29|616 visualizações
A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo

Considerado um tema tabu e pouco comentado, o suicídio é tido atualmente como um problema de Saúde Pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo.  No Brasil, dados oficiais divulgados no site da Campanha Nacional Setembro Amarelo (http://www.setembroamarelo.org.br), revelam que 32 pessoas cometem suicídio diariamente, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Dados do Mapa da Violência, publicado em 2012, revelaram que São João da Boa Vista estava entre os 30 municípios do País que mais registraram suicídios de jovens e adolescentes na última década (2000 a 2010), ocupando a 23ª posição. De acordo com a pesquisa, a taxa de mortalidade da cidade por esse motivo foi de 4,6% a cada 100 mil habitantes, quando a média nacional era de 1,1%.

Sabe-se, entretanto, que 90% destas ocorrências poderiam ter sido evitadas, se o assunto fosse tratado abertamente. É com esta intenção que a Liga Acadêmica de Psiquiatria da UNIFAE realiza neste sábado (24) o Simpósio &ldquoSuicídio: Falar é a melhor opção&rdquo, no auditório do Centro Universitário.

É preciso discutir o assunto para saber como é possível ajudar amigos e familiares que estão passando por momentos difíceis, alerta Isabella de Oliveira Mareca, aluna do 2º semestre de Medicina e diretora da Liga Acadêmica de Psiquiatria da UNIFAE, que está promovendo o evento em São João da Boa Vista. A presença da família é muito importante, assim como a valorização da pessoa e do sentido da vida&rdquo, enfatiza a Profa. Dra. Betânia Alves Veiga Dell´Agli, que vai abordar o delicado tema do suicídio infantil.

Esta campanha acontece no Brasil desde 2014, numa parceria do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). No primeiro ano, as atividades foram concentradas em Brasília, mas em 2015 já aconteceram em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP &ndash Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, marcadamente no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.
Simpósio na UNIFAE

A partir das 14 horas, o psiquiatra Dr. Nelson Antônio Filho fala sobre &ldquoSuicídio: Aspectos Gerais e Prevenção.&rdquo Em seguida, às 14h50, o psiquiatra e psicoterapeuta Junguiano, Dr. Gabriel Sansoni discorrerá sobre &ldquoSuicídio: A Morte Concreta Frente à Impossibilidade da Transformação Através da Morte Simbólica&rdquo. Às 16h10, a Profa. Dra. Betânia Alves Veiga Dell´Agli aborda o tema &ldquoSuicídio na infância, do que estamos falando?

O encerramento acontece às 17h, com a apresentação do artigo &ldquoSuicídio em Município do Interior de São Paulo: Caracterização e Prevalência de Gêneros, escrito pelos alunos Bruna Luiza Thesolim, Angela Bernardino, Vitor Lopes Ferreira e Claudio Ártico Baptista, do 5º semestre de Medicina, com orientação da docente Laura Ferreira de Rezende Franco.


Restam poucas vagas e as inscrições podem ser feitas no horário de início do evento, que acontece no auditório da UNIFAE (Largo Engenheiro Paulo de Almeida Sandeville, 15 - Jd. Santo André). A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

O simpósio também fecha a programação da Semana da Saúde UNIFAE, realizada entre os dias 19 e 24 de setembro, que contou com uma série de atividades interdisciplinares, entre elas palestras, cursos, workshops e debates nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Educação Física e Farmácia, que atraíram grande público entre alunos e profissionais.



Assessoria de Imprensa
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade