anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Detran.SP alerta sobre o uso correto da seta
São João da Boa Vista|geral|22/09 08:33|539 visualizações
Indicar com antecedência quando for fazer qualquer movimento com o carro pode evitar acidentes
 
Você já foi surpreendido por algum motorista que não deu seta para indicar uma mudança de faixa ou de direção?  Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) ressalta a importância de sinalizar com luz indicadora antes de trocar de faixa, fazer ultrapassagens, conversões e retornos, evitando acidentes. É uma atitude simples, mas primordial para a prevenção.
 
Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é exigido a todos os motoristas. Deixar de dar a seta é considerado infração grave, que acarreta multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.
 
Os motoristas precisam ter a consciência de utilizá-la sempre e evitar que outros condutores, pedestres ou ciclistas sejam pegos de surpresa por um movimento inesperado. Mais do que uma obrigação legal, dar seta é um comportamento que pode contribuir para um trânsito cada vez mais seguro, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
 
O motorista deve sempre ter em mente que é fundamental ver e ser visto no trânsito. Por isso, o proprietário do veículo precisa ficar atento às condições do sistema de iluminação, que deve estar sempre devidamente regulado, com lâmpadas em bom estado. 
 
Em 2016, o Detran.SP aplicou no perímetro urbano de todo o Estado de São Paulo um total de 1.678 multas pela falta do uso da seta. Além do Detran.SP, por meio da Polícia Militar, as prefeituras e órgãos de trânsito rodoviários, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fiscalizam o uso das luzes indicadoras.
 
Por um trânsito mais seguro Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Governo do Estado de São Paulo tem investido em ações para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, como campanhas educativas e parcerias com prefeituras.
 
Só com verbas provenientes de multas aplicadas pelo Detran.SP, serão repassados R$ 100 milhões ao longo de 2017 para 52 municípios para melhorias em engenharia de tráfego, fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.
 
DETRAN.SP:
 
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://bit.ly/2ptdw0r
 
INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
 
Portal www.detran.sp.gov.br
 
Disque Detran.SP Capital e municípios com DDD 11: 33223333. Demais localidades: 0300101Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".

 
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
carlos
22/09 11:53

pra muitos motoristas de sjbv não existe seta

22/09 12:27

Uma atitude simples que preserva vidas, mas infelizmente muitos não tem essa consciência.

Luis
24/09 15:12

Gostaria de deixar bem claro aos motoristas de da são João que seta não é bumbum pode dar a vontade.

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade