anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Prefeita/Sabesp se reúnem para solucionar problemas do Lot. Guiomar Novaes
São João da Boa Vista|comunicados|22/01 17:13|1687 visualizações
Ao assumir o mandato, no último dia 1°, Teresinha encontrou inúmeros problemas na Prefeitura. Um dos mais graves deles é a situação do loteamento Guiomar Novaes II. O empreendimento, anunciado pela antiga administração como um grande benefício na área de habitação popular, na verdade não possui sequer autorização para existir por parte da Sabesp.
As 500 casas projetadas no local, por enquanto, só existem no papel e há diversos problemas. Além de o primeiro sorteio, realizado na administração passada, ter sido cancelado em razão de diversas duplicidades de nomes de participantes descobertas pelas partes interessadas, existem outras incongruências apontadas pela Sabesp.
Quando assumimos a gestão, não sabíamos que este loteamento não tinha sido aprovado e que havia pendências junto à Sabesp, o que vai demandar um esforço muitíssimo maior do que imaginávamos para que tudo seja regularizado, afirmou Julia Mourão, diretora de Habitação.
Em uma longa reunião, ocorrida durante toda a tarde de quarta-feira (20), representantes da Sabesp explanaram ponto a ponto das irregularidades que inviabilizam o empreendimento. Jean da Silva Manoel, gerente da divisão da estatal em São João, e João Fernando Lucas Costa, que é o gerente do setor técnico e de operação na cidade, entregaram à prefeita a cópia de um parecer técnico expedido em 14 de dezembro passado.
Nele, a Sabesp afirma: Após análise dos projetos do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotos Sanitários do empreendimento em pauta (o Loteamento Guiomar Novaes II), informamos que os mesmos não estão em condições de aprovação. Na sequência, o documento elenca 47 exigências técnicas não cumpridas, sendo 21 relativas ao Sistema de Abastecimento de Água e outras 26 referentes ao Sistema de Esgoto Sanitário.
A região em que se encontra o loteamento está no limite de abastecimento pela estrutura existente e o número de ligações na região do Maestro Mourão apresentaria risco de falta dágua caso os imóveis fossem construídos conforme o projeto atual, observou Jean da Silva Manoel.
O gerente da divisão sanjoanense ainda informou que a Sabesp tem um estudo com o plano de abastecimento da cidade detalhado, feito entre os anos de 2013 e 2014, algo que já era de conhecimento da antiga administração municipal.
Fomos surpreendidos por estas informações e agora sabemos que, para que o loteamento seja autorizado e, de fato, passe a existir, será necessário que a empresa responsável pela execução da obra cumpra as obrigações discriminadas no parecer da Sabesp. Além disso, não podemos aceitar que o sistema de abastecimento daquela região entre em colapso, atingindo, além de residências, escolas e unidades de saúde, que sofreriam falta dágua, disse a prefeita Teresinha.
A reunião também foi acompanhada pelo diretor de Obras, Charles Attias, e pela diretora de Administração, Thamires Montiel Maciel, que encaminhará todo o conteúdo documental ao Departamento Jurídico da Prefeitura, que tomará as providências cabíveis.
 
enviar notíciaenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais
22/01 18:18

Entra prefeito, sai prefeito e a prefeitura sempre resolvendo pendências de empresas inaptas. Até quando?

22/01 22:15

deixa vir firmas novas para sj para da emprego para o povo

28/01 07:58

aqui não tem mão de obra qualificada.. existem muitas vagas em aberto em varias empresas que não são preenchidas...

Nelson Vieira
Sj
23/01 12:22

Que vergonha! A antiga administração da prefeitura então sabia que a rede de esgoto e água não existia no local e fez o loteamento só no papel. Sorteio fake em ano de eleição. Pobres das pessoas que esperavam uma casa pra família

Claudio Matos
São João da Boa Vista
25/01 18:12

O Diretor (vitalício) anterior estava há 46 anos "trabalhando" no setor de habitação... era dono de Construtora. Precisa dizer???

26/01 16:16

Foi aberto até inquérito civil pelo MP em março de 2018 para investigar a compra da gleba e possível favorecimento à empresa. Fato noticiado em jornal da cidade na edição de 21 de abril de 2018, página 8.

26/01 16:32

MP: 14.0430.00004272018-6

Junior
São João da Boa Vista
24/01 10:28

Muita coisa ainda irá aparecer, precisa abrir CPI NA UNIFAE, SANTA CASA E NOS PRÓPRIOS GASTOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR . PREFEITA, MOSTRE PARA A CIDADE QUEM ERA ESSE PREFEITO ANTERIOR E SEUS “ PUXA-SACOS “

24/01 10:53

Hahaha CPI, com essa câmara que a maioria chancelou tudo? Já picaram todos os papéis que podiam...

Claudio Matos
São João da Boa Vista
25/01 18:10

O que o gerente anterior fez ou fazia? Não estava sabendo disso? Muita coisa seria revelada se houvesse uma investigação na Sabesp. Tem coisa que está escondida há muito tempo e já era para ser descoberto.

Rafa Gualberti
SJBV
26/01 09:17

Que sejam investigadas todas as partes envolvidas! Só que a Sabesp fez um laudo sobre a capacidade hídrica do sistema municipal em 2014. Portanto, desde 2014, a Prefeitura de Vanderlei e Alencar sabia que não poderia implementar um novo bairro na região onde está a planta do Guiomar Novaes. Brincaram com o sonho das pessoas!

Realista
São João da Boa Vista
26/01 19:27

Vamos lá é ta o difícil uma gestão devido às burocracia que enfrentamos em nosso país pois algumas vezes temos que dar início para conseguir regularizar pois se tentar fazer com todos papéis em maos não teria nem projeto .pois se ficar olhando o que não deu certo na antiga administração vc não vai conseguir fazer nada prefeita comece a trabalhar é fazer sua estrela brilhar pelos seus feitos é não tentando apagar a estrela de Wanderley que foi um ótimo ou o melhor prefeito que são João já teve

26/01 20:14

Que estrela rapaz? Não leu que tem inquérito civil aberto? Não é a prefeita que vai atrás do ex-prefeito, é o Ministério Público. Se ele for tão bom quanto você disse, não deve temer nada.

Lindomar Braustman
São Paulo
27/01 09:54

Esse "Realista" deve ser membro da antiga administração. Perdeu o emprego e agora tá defendendo o ex-patrão. Relaxa, "Realista", daqui a pouco ele te coloca em alguma secretaria de governo (será que é a de Habitação?).

Realista
São João da Boa Vista
26/01 19:45

Então vamos trabalhar pela cidade e deixar Live para cantor artista pq tds ja sabem que vc é a prefeita faz como a bíblia diz o que a mao esquerda faz a direita não precisa saber Vamos trabalhar pq até agora só vi a senhora nas mídias reclamando e querendo se aparecer bora trabalhar que acredito que possa se uma excelente prefeita.abracos que Deus a guie nesse mandato

Venâncio
sjbv
27/01 09:56

É graças ao trabalho da prefeita que se descobriu essa irregularidade que, ao meu ver, é a maior fraude da história de São João. O nome dos antigos diretores e do prefeito estarão na história graças a este infeliz episódio. Pior gestão de todos os tempos. Até nunca mais!

Realista
São João da Boa Vista
27/01 19:51

Não faço parte da gestão mais procuro ver tb o que foi feito é mais se tiver mesmo fraude que seja realmente investigado e punido só digo que entrar em uma gestão já começar a a apontar a antiga administração é complicado resolver em seu gabinete primeiro depois de concluído joga para a população a realidade é nomes dos culpados mais nao esquece que vc está Aí para fazer melhoria para cidade e investigar deixa para o ministério público e vamos trabalhar pela cidade.

28/01 07:56

e desde quando a sabesp tem poder para autorizar alguma coisa??? Prefeitura deve mandar o projeto e eles executam, Sabesp não é orgão fiscalizador, é prestador de serviço... qta ladainha heim....

29/01 17:51

Sabesp é a empresa concessionária responsável pela infraestrutura hídrica. Ela tem que respeitar as normas técnicas e exigir que novos empreendimentos sigam as mesmas normas, sob pena de multas e graves consequências pela agência fiscalizadora, MP e justiça. O projeto não é da prefeitura, mas de empresa particular. Por favor, se informe antes de dar opinião

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade