anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Reitor da UNIFAE faz balanço sobre Missão Universitária na Nova Zelândia
São João da Boa Vista|cursos e concursos|02/07 09:17|70 visualizações
Após 12 dias de encontros com representantes de universidades da Nova Zelândia, o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, retornou ao Brasil com muito conhecimento e grandes possibilidades de parceria na bagagem.


O país da Oceania foi o destino da Missão Internacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), de 16 a 27 do mês de junho. Cerca de 35 representantes de instituições de ensino superior de todo o país estabeleceram relações com dirigentes das principais universidades neozelandesas.


A iniciativa integra o calendário anual da Abruem, que contempla visitas técnicas a instituições estrangeiras de ensino superior desde 2006, com o propósito de, a partir do contato com novas realidades educacionais, discutir possibilidades de cooperação e desenvolvimento de pesquisas bilaterais em áreas estratégicas, além do conhecimento de novas culturas.


"Foi uma grande oportunidade de impulsionar a internacionalização das instituições afiliadas à Abruem, entre elas da UNIFAE, para futuros intercâmbios com renomadas instituições e centros de ensino e pesquisa. As instituições da Nova Zelândia estão entre as três melhores do mundo, segundo a classificação da QS University, reconhecidas pela educação de alto nível e cultura acolhedora e diversificada, com ambientes acadêmicos inovadores e infraestruturas modernas", relatou Marco Aurélio.


Como primeiro compromisso, o grupo teve um encontro com autoridades governamentais do país na Embaixada do Brasil, na cidade de Wellington (capital do país). Marco Aurélio e demais integrantes da comitiva se reuniram com Luiz Fellipe Schmidt, atual embaixador brasileiro em exercício.


"A troca de ideias foi bastante enriquecedora, destacando a importância da colaboração internacional na educação. Apresentamos iniciativas e desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior municipal, enfatizando o compromisso do Brasil em promover uma educação de qualidade e acessível", lembrou o Reitor da UNIFAE.


VISITAS:
Universidades visitadas na Nova Zelândia foram: Victoria University (17), Massey University (18), University of Otago (19), University of Canterbury (23), Lincoln University (24), University of Waikato (25), University of Auckland (26) e Auckland University of Technology (27).


Na visita à Massey University, no campus de Palmerston, os brasileiros foram recepcionados pela diretora para Relações Internacionais e Engajamento Global, Ann Wu-Ross, e pelo Vice-Reitor, Kerry Taylor, os quais receberam, das mãos de Marco Aurélio, a medalha alusiva à missão da Abruem. O Reitor da UNIFAE foi acompanhado pela assessora de Intercâmbio e Cooperação Institucional da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Profa. Lígia de Barros Freitas.


Já no Campus City da Auckland University of Technology, o Reitor da UNIFAE procedeu a entrega da medalha ao Reitor, Damon Salesa. Ele esteve acompanhado dos reitores José Fernando Fragalli, da UDESC, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, da UNEMAT, Amali de Angelis Mussi, da UEFS, e da vice-reitora Lilian Castelo Branco de Lima, da UEMASUL.


No contato com dirigentes, pesquisadores e acadêmicos das universidades neozelandesas, a comitiva brasileira buscou oportunidades para parcerias institucionais e assinatura de convênios voltados à mobilidade acadêmica e técnica, além de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos.


As apresentações sobre a Abruem couberam ao coordenador da missão, o reitor Fábio Antonio Néia Martini, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, (UENP), que é o atual presidente da Câmara de Internacionalização e Mobilidade. Em suas falas, ele destacou os objetivos da visita à Nova Zelândia como meio de impulsionar o processo de internacionalização das universidades filiadas.


 "A Abruem reafirma seu papel como articuladora de redes de cooperação e protagonista na interiorização e internacionalização da educação superior brasileira, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e científico do país", ressaltou Cicília Raquel Maia Leite, Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e atual presidente da Associação.
 
A Missão Internacional 2025 contou com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Embaixada do Brasil em Wellington e da Universities New Zealand, entidade que representa o sistema universitário do país.
compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade











Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem