anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Exposição Para Encontrar Minha Pele em Poços de Caldas de 12 a 27/07
Poços de Caldas|eventos|08/07 10:10|58 visualizações
Pelos contornos da arte, Dalmoni Lydijusse expressa sentidos pessoais e coletivos em Para Encontrar Minha Pele, sua mais recente exposição, contemplada pelo Festival de Inverno 2025 da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas - MG.
 
Dalmoni Lydijusse, 55, é artista plástica, mineira de Poços de Caldas, com licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP, bacharelado em Belas Artes pela UFMG e especialização em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi. Ela mantém pesquisa sobre o desenho, a pintura, e pluri linguagens através de cursos e viagens diversas. 
 
A exposição Para Encontrar Minha Pele" vem se desdobrando como resultado de um processo iniciado com o artista contemporâneo Beto Shwafaty de quem recebeu aulas e acompanhamento para um processo de residência artística no primeiro semestre de 2023. 
 
Nessa época, questões pessoais dela estavam sendo vividas com muita inquietude e intensidade, sua autopercepção sobre seu tom de pele e como suas relações interpessoais eram, e são, atravessadas pelo Colorismo desde sempre. Nesta exposição, a artista apresenta um vídeo produzido por Robson Américo (Castor), seu texto e como tem repensado suas questões de identidade através de sua pintura feita de tinta acrílica sobre tela. Para falar sobre o conceito de colorismo, ao invés de retratos para falar das diversas cores das peles, ela apresenta pétalas de orquídeas para receber e dizer dessas cores e tons. 
 
A concepção da exposição é interceder o olhar com a pintura, oferecendo o corpo floral criado de variados tons e matizes de cores de pele, e como recurso para gerar impacto visual, a escala da pétala é alterada grandemente, com tinta acrílica sobre tela, em diferentes tamanhos e proporções, em acabamento de aspecto fosco. Para este momento, para discorrer sobre cores de pele, eu escolhi transferi-las às flores a partir da observação de suas pétalas. Elas têm sido o tópos para esta pintura dessas colorações para falar sobre este assunto. Sem ser através da representação de alguém, propondo uma alegoria, cores de pele noutras formas. Fazer a pintura disso tem sido um trabalho desafiador como pintora&rdquo, revela Dalmoni.
 


Na abertura, dia 12/07, haverá uma roda de conversa mediada por Jéssica Balbino, com dois convidados, Renato Ramos, Mestre em Psicologia Social pela USP e especialista em psicanálise pela PUC e Robson Américo, produtor e gestor cultural.
 
MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE POÇOS DE CALDAS
Rua Padre Henry Mothon, s/n Urca - Centro, Poços de Caldas - MG
 
ABERTURA COM RODA DE CONVERSA:
12/07 sábado das 14h às 15h
 
VISITAÇÃO:
12 a 27/07 
Terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, aos sábados, das 13h às 17h, e aos Domingos, das 9h às 13h
compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem