Exposição Para Encontrar Minha Pele em Poços de Caldas de 12 a 27/07







 
Dalmoni Lydijusse, 55, é artista plástica, mineira de Poços de Caldas, com licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP, bacharelado em Belas Artes pela UFMG e especialização em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi. Ela mantém pesquisa sobre o desenho, a pintura, e pluri linguagens através de cursos e viagens diversas. 
 
A exposição Para Encontrar Minha Pele" vem se desdobrando como resultado de um processo iniciado com o artista contemporâneo Beto Shwafaty de quem recebeu aulas e acompanhamento para um processo de residência artística no primeiro semestre de 2023. 
 
Nessa época, questões pessoais dela estavam sendo vividas com muita inquietude e intensidade, sua autopercepção sobre seu tom de pele e como suas relações interpessoais eram, e são, atravessadas pelo Colorismo desde sempre. Nesta exposição, a artista apresenta um vídeo produzido por Robson Américo (Castor), seu texto e como tem repensado suas questões de identidade através de sua pintura feita de tinta acrílica sobre tela. Para falar sobre o conceito de colorismo, ao invés de retratos para falar das diversas cores das peles, ela apresenta pétalas de orquídeas para receber e dizer dessas cores e tons. 
 
A concepção da exposição é interceder o olhar com a pintura, oferecendo o corpo floral criado de variados tons e matizes de cores de pele, e como recurso para gerar impacto visual, a escala da pétala é alterada grandemente, com tinta acrílica sobre tela, em diferentes tamanhos e proporções, em acabamento de aspecto fosco. Para este momento, para discorrer sobre cores de pele, eu escolhi transferi-las às flores a partir da observação de suas pétalas. Elas têm sido o tópos para esta pintura dessas colorações para falar sobre este assunto. Sem ser através da representação de alguém, propondo uma alegoria, cores de pele noutras formas. Fazer a pintura disso tem sido um trabalho desafiador como pintora&rdquo, revela Dalmoni.
 
Na abertura, dia 12/07, haverá uma roda de conversa mediada por Jéssica Balbino, com dois convidados, Renato Ramos, Mestre em Psicologia Social pela USP e especialista em psicanálise pela PUC e Robson Américo, produtor e gestor cultural.
 
MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE POÇOS DE CALDAS
Rua Padre Henry Mothon, s/n Urca - Centro, Poços de Caldas - MG
 
ABERTURA COM RODA DE CONVERSA:
12/07 sábado das 14h às 15h
 
VISITAÇÃO:
12 a 27/07 
Terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, aos sábados, das 13h às 17h, e aos Domingos, das 9h às 13h
Comentar usando as Redes Sociais