anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Festival ASSAD reuniu mais de 2.5 mil pessoas em São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|comunicados|29/07 13:34|138 visualizações
Festival Assad celebra a música instrumental com destaque para novos talentos e show inesquecível de João Bosco
 
 


Edição de 2025 reuniu mais de 2.5 mil pessoas em São João da Boa Vista, com intensa programação formativa e apresentações emocionantes.


Entre os dias 23 e 27 de julho, São João da Boa Vista foi palco de mais uma edição do Festival Assad, que se consolida a cada ano como um dos mais importantes encontros de música instrumental do país. Com mais de 2.5 mil participantes, o evento combinou apresentações artísticas, oficinas e masterclasses, promovendo a formação de jovens músicos e o acesso a experiências musicais de excelência.


Em 2025, o Festival celebrou os 60 anos de carreira do icônico Duo Assad e os 35 anos de trajetória da cantora, violonista e compositora Badi Assad. A programação contou com oito shows, cinco oficinas e três masterclasses conduzidas por nomes consagrados da música brasileira.


Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação dos alunos das masterclasses, que subiram ao palco do Theatro Municipal para mostrar o resultado do aprendizado. A diretora do festival, Fafá Noronha, emocionou-se ao comentar o encerramento: Ninguém faz nada sozinho. A arte e a cultura não são só a cereja do bolo, são o fermento. A economia criativa cresce nesse trabalho de formiguinha que a gente faz. Sou imensamente grata a cada um que faz parte disso.


Também envolvida na organização, a diretora Vânia Noronha reforçou o caráter inovador e formativo do evento: A gente abriu com chave de ouro e encerrou com chave de ouro. Todos os anos são especiais, mas este foi particularmente emocionante. A apresentação dos alunos foi uma inovação que precisa continuar. Eles ficaram emocionados, e o público se surpreendeu com o nível técnico. Uma amiga até disse: Se esses são os alunos, quem são os professores?


Formação musical e inspiração para novas gerações


O impacto formativo do Festival foi sentido de forma intensa por estudantes de várias regiões do Brasil. Guilherme Carvalho Roque de Oliveira, estudante da UNESP e participante pela primeira vez, destacou: Participei da oficina da Clarice Assad e das masterclasses com Paulo Bellinati e Chrystian Dozza. Com esse monte de oficina e o contato com outros músicos, a gente aprende muito. Foi uma experiência muito rica.


Para Geilson Brito, de Indaiatuba, que frequenta o Festival há três anos, a estreia no palco foi significativa: É uma experiência incrível estar num palco por onde já passaram tantos artistas importantes. Sempre ouvi meus professores falarem do Festival Assad e da família Assad, e agora poder fazer parte disso é muito especial.


Veterana no Festival, Thayná Brito, de Atibaia, participa desde 2018. Neste ano, ela se apresentou com seu quarteto: Desde que comecei a vir, sempre olhava para o palco sonhando em tocar ali. Hoje estar aqui me apresentando é mágico, parece o fechamento de um ciclo. É muito, muito especial.


Leonardo Babolin, estudante do segundo ano de música na UNESP, compartilhou sua impressão sobre a importância das masterclasses: É uma experiência ímpar. A gente mostra o que trabalhou nas aulas. Mesmo em pouco tempo, os professores dão dicas que mudam tudo. Às vezes, uma fala deles resolve uma dificuldade técnica. É muito enriquecedor.


Entre os alunos destaques da edição de 2025, um momento singular marcou a trajetória de uma jovem musicista: Esther Bruscato foi a única aluna convidada a subir ao palco ao lado de Clarice Assad, em uma performance que simbolizou o espírito de intercâmbio e inspiração promovido pelo Festival. "Tocar com a Clarice Assad no palco do nosso Theatro foi uma experiência transcendental, uma das mais significativas da minha vida. Interpretar uma das minhas músicas favoritas ao lado de alguém que sempre me encheu de inspiração foi uma honra e uma alegria indescritível", relatou Esther, emocionada.


Programação que encantou o público
A programação de shows do Festival teve início no dia 23 com uma apresentação impactante de Clarice Assad, Badi Assad e Diego de Jesus. No dia 24, André Mehmari e Rafael Cesário encantaram com um repertório delicado para piano e violoncelo. A quarta-feira (25) teve performances marcantes de Daniel Migliavacca com Caíto Marcondes e do violonista Chrystian Dozza.


Na quinta (26), os alunos das oficinas mostraram sua evolução artística com apresentações emocionantes. Na sequência, João Camarero e Aquiles Moraes trouxeram vigor e elegância à música brasileira.


O sábado (27) começou com uma animada roda de choro do Clube de Choro Jorge Assad, com participação de Daniel Migliavacca, e terminou com chave de ouro com o aguardado show de João Bosco, acompanhado por Guto Wirtti no contrabaixo elétrico. Uma performance memorável que consagrou a edição de 2025 como uma das mais especiais da história do Festival.


Além dos shows, o Festival contou com masterclasses de Christian Dozza, André Mehmari, Rafael Cesário e Paulo Bellinati, e oficinas ministradas por Clarice Assad, Daniel Migliavacca, João Camarero e o Clube de Choro Jorge Assad. As atividades reuniram músicos, estudantes e curiosos de todas as idades, reforçando o papel do Festival Assad como um espaço de celebração, formação e renovação da música instrumental brasileira.


Próxima Edição


A próxima edição do Festival Assad já tem data e tema definidos. Em 2026, o homenageado será Cito Assad, com foco especial no pandeiro e nos ritmos brasileiros.


Realizado pelo CLAC Centro Livre de Arte e Cultura, o Festival é viabilizado pelo ProAC e pela Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista. Conta com patrocínio de Bradesco, Big Bom Supermercados, Galvani, Dacota Cabos Elétricos, Paulispell, Big B Batatas, Dra Cherie, Mira, Cimentolândia e Soares de Mello e Valim.


Sobre o Festival Assad:


Eleito o melhor festival de música instrumental pelo Prêmio Profissionais da Música 2025, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações, oficinas e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento tem a curadoria da família Assad, conhecida por sua rica tradição musical, e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad a cantora, violonista e compositora Badi Assad e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade









Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem