anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Preocupação com a Febre Amarela volta ao radar em Águas da Prata
Águas da Prata|comunicados|12/08 14:49|56 visualizações
A prefeitura de Águas da Prata, através da Vigilância Epidemiológica, segue monitorando a situação do contágio por Febre Amarela em todo o estado e em municípios vizinhos, tendo em vista o registro de casos em animais e seres humanos na região.
 
ÁGUAS DA PRATA
As vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde da cidade. A imunização é feita de segunda à sexta, das 07h00 às 16h00 na Unidade Integrada de Saúde Leopoldo de Araújo, à Avenida Lázaro Anselmo Ramos, 200 - Jardim Águas da Prata. Nos postos dos bairros Cascata e São Roque a vacinação é feita por agendamento.
 
DOSE ÚNICA APARTIR DE 5 ANOS
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única e para pessoas até 59 anos de idade.
 
ESQUEMA VACINAL
Crianças de 9 meses a 4 anos: uma dose aos 9 meses e outra aos 4 anos.
Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose única (idosos acima de 60 anos serão avaliados pela equipe de vacinação). Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos: uma dose de reforço.
 
NOVO MUTIRÃO
A secretaria municipal de Saúde está organizando mais um mutirão de vacinação contra a Febre Amarela na Zona Rural de Águas da Prata com o objetivo de que ninguém fique sem ser  imunizado.
 
FORMA GRAVE
A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou, assim como picadas de mosquito. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.
 
SINTOMAS DA FEBRE AMARELA
- Início súbito de febre
- Dores no corpo em geral
- Calafrios
- Náuseas e vômitos
- Dor de cabeça intensa
- Fadiga
- Dores nas costas
- Fraqueza

IMPORTANTE
Se você identificar macacos mortos na região onde vive ou está, informe imediatamente as autoridades sanitárias do município ou estado, de preferência, diretamente para a vigilância ou controle de zoonoses. A população também pode registrar a morte ou adoecimento de primatas não-humanos no SISS-Geo. O aplicativo possibilita a notificação simultânea e em tempo real para todas as instâncias administrativas do SUS (municipal, regional, estadual e federal), com localização precisa e em tempo oportuno.
 
MACACOS NÃO SÃO TRANSMISSORES
Os macacos não transmitem a febre amarela! Eles são importantes sentinelas para alerta em regiões onde o vírus está circulando. Macacos mortos são analisados em exames específicos para detectar se a causa morte foi Febre Amarela, o que aciona o alerta de cuidado com as pessoas.
 
HÁBITOS DIURNOS
Os mosquitos transmissores da Febre Amarela possuem hábitos diurnos, portanto, precauções como o uso de roupas longas, sapatos fechados, mosquiteiro e repelente devem ser mantidas durante todo o dia, especialmente em áreas próximas a fragmentos de mata, como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros.
 
Marco Moraes - Jornalista
compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade











Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem