Aos 15 anos, Naná é campeã de Tênis do WTA em São João da Boa Vista


A jovem paulista aparecerá por volta do 670º lugar da WTA quando os 15 pontos do título forem computados na próxima segunda-feira. Entre as jogadoras de sua idade, só ficará atrás da tcheca Jana Kovackova, 588ª do mundo. A faixa de ranking que Naná ocupará permite entradas diretas nos torneios W15 e abre portas para que ela possa preservar eventuais convites para os torneios maiores.
Por regulamento, a WTA limita o número de torneios profissionais que as tenistas menores de idade podem disputar, com aumento gradual entre os 14 e os 17 anos. Naná completou 15 anos em março 2025. E desde então, pode disputar dez torneios profissionais até seu 16° aniversário. O torneio aconetceu na Sociedade Esportiva Sanjoanense, em São João da Boa Vista, e foi o quarto nessa sequência.
Além disso, há uma limitação de três convites para as jogadoras de sua idade, sendo um aberto para qualquer nível da WTA e outros dois que podem ser para os torneios 250, 125 ou no circuito da profissional da ITF. Quando ela fizer 16 anos, o limite sobe para 12 torneios, com 4 convites.
Ter um bom ranking juvenil também ajuda, especialmente se ela terminar a temporada entre as 20 melhores do mundo para ser beneficiada pelo programa de aceleração da Federação Internacional e entrar diretamente em troneios W35 ou W50. Atualmente, Naná é a 35ª do mundo, mas a potiguar Victória Barros está no top 20 e pode aproveitar a regra.
Dois torneios já estão confirmados para o calendário de Nauhany Silva. O primeiro é o WTA 125 de Florianópolis, que começa no dia 19 de outubro. Ela recebeu convite para a chave. Ela também foi convocada para defender o Brasil na Billie Jean King Cup Júnior, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro em Santiago. A equipe brasileira também terá a gaúcha Ana Cruz e a paulista Nathalia Tourinho.
Confira a reportagem completa no site.
Texto: Mário Sérgio Cruz
Fotos: Rafael Pignataro, Luiz Doro Neto e Divulgação/Rede Tênis
Comentar usando as Redes Sociais