Alunos do Colégio Polivalente doam à Santa Casa de Poços de Caldas


 
A ação fez parte de uma atividade prática da disciplina, que trabalha temas como solidariedade e cidadania. Segundo o professor Gustavo Siqueira Soares, o objetivo foi transformar o conteúdo em atitude.
 
"Dentro da disciplina Projeto de Vida, um dos temas discutidos é a solidariedade e, ao invés de ficar só na teoria, decidimos colocar em prática. Quando falamos em solidariedade, não é só pensar, é agir. Conversamos sobre a importância de tomar decisões que resultem em ações concretas de ajuda ao próximo", explica o professor.
 
"Os alunos se dividiram em grupos e cada um escolheu uma instituição para apoiar alguns ficaram com o Café Cacon, outros com o Gaapo, a AADV, um asilo e uma creche. Eles planejaram como fariam a arrecadação, conversaram com as famílias e saíram pedindo doações de porta em porta. Trabalhamos com a ideia de que somos autores da nossa própria história, pessoas que interferem positivamente na realidade. Se podemos agir, não devemos esperar que outros resolvam: devemos fazer a nossa parte", completa Gustavo.
 
A aluna Ana Júlia Basílio Dias, do 1º ano, participou da arrecadação e destacou o aprendizado que a experiência proporcionou.
 
"O professor Gustavo nos incentivou a colocar em prática o que aprendemos. Sabemos o quanto o Hospital precisa de ajuda e fizemos o nosso máximo. A doação não é muita coisa, mas é de coração. Foi muito legal vir aqui, conhecer o trabalho e perceber o quanto os pacientes precisam desse apoio e que ajudar não deve ser algo pontual, mas sempre que pudermos", afirmou a estudante.
 
Entre os itens doados, estavam também panos de chão, que têm grande utilidade para o serviço de higienização da Santa Casa. A enfermeira Tatiana Gomes, responsável pelo setor de Hotelaria do Hospital, destacou a importância desse tipo de contribuição.
 
"Essas doações ajudam muito. As equipes de higienização utilizam panos de chão diariamente e, por ser um hospital grande, o desgaste é constante. Mesmo com compras semanais, sentimos falta, então a iniciativa dos alunos foi muito bem-vinda. Esses panos são essenciais para a limpeza de superfícies e fazem parte do cuidado com o paciente. Chegaram em ótima hora", ressaltou.
 
"Quem quiser contribuir pode entregar panos de chão ou de limpeza na portaria do Hospital. É um item de vida útil curta e precisamos estar sempre repondo", completou a enfermeira.
 
A vice-provedora da Santa Casa e responsável pelo Café Cacon, Célia Maria de Souza, agradeceu a iniciativa dos alunos e professores do Colégio Polivalente.
 
"Temos que agradecer a todas as pessoas que lembram do nosso Café Cacon, frequentado por quem realmente precisa. Que Deus abençoe a todos, muita sorte e sucesso para esses jovens. É muito bonito o que o Colégio Polivalente está fazendo. Nosso agradecimento à diretoria, aos professores e alunos que se empenharam nessa campanha. Parabéns a todos e muita saúde às famílias", disse Célia.
Comentar usando as Redes Sociais










