anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Reinaugurado o Centro de Integração do Idoso
São João da Boa Vista|geral|03/12 08:25|675 visualizações
Atividades são supervisionadas pelo Departamento Municipal de Assistência Social
 
Na tarde desta sexta-feira, 30, a Prefeitura de São João da Boa Vista reinaugurou o Centro de Integração do Idoso, localizado à Praça Bento Gonçalves, bairro Rosário.
 
A confraternização reuniu o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal Gérson Araújo, vereadores Vick Nhola, Professora Can e João Luís Moretto, diretores municipais e usuários do equipamento público.
 
Com a reforma e entrega das instalações, os cerca de 250 frequentadores retornam às atividades realizadas de forma gratuita de segunda a sexta-feira, sob a gestão do Departamento de Assistência Social.
 
No prédio de 302,20 m², a administração municipal substituiu toda a parte de telhado, colocou piso novo, efetuou serviços de pintura interna e externa, readaptou sanitários que respeitam normas de acessibilidade e promoveu a ampliação de salas.
 
Antes das melhorias, as instalações enfrentavam problemas que envolviam deterioração do telhado e falta de acesso adequado a deficientes físicos. Agora, com a reforma, as salas passam a ofertar melhor espaço para a realização das atividades.
 
Sobre a pesquisa do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), divulgada em 2017, que apontou São João como melhor cidade para idosos, com até 100 mil habitantes, o prefeito Vanderlei reforça que o trabalho de investimento prossegue.
 
"Isso é resultado de toda uma política de atendimento ao idoso nas áreas de saúde, assistência social, educacional, enfim, todas as áreas de responsabilidade da Prefeitura. É um trabalho que começou em governos passados e nós aperfeiçoamos", afirma o prefeito.  
 
No Centro de Integração, são oferecidas aulas de ginástica adaptada, dança de salão, canto coral, artesanato e até realização de bingo. Embora tenha sido fechado para reforma, os usuários não tiveram prejuízo.
Para evitar a suspensão das aulas, a Prefeitura disponibilizou locais como o salão da igreja Atos (região central), Centro de Capacitação e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
 
O Centro de Integração do Idoso está vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Recanto. Para frequentar o espaço de lazer, do bairro Rosário, os interessados devem se cadastrar e passar por triagem no prédio do CRAS, situado à rua José Rodrigues Estevam, 136 &ndash Vila Conceição.
 
Centros de Convivência
Em São João da Boa Vista, além do Centro de Integração, a Prefeitura conta com três Centros de Convivência do Idoso (CCI), com atendimento para quase 130 idosos independentes com renda mensal de até dois salários mínimos.
 
No bairro Pratinha, onde está o CCI Dona Beloca, as moradias são destinadas a 40 pessoas. No CCI José Peres Castelhano, localizado no Jardim Nova República, 20 idosos recebem atendimento. Recentemente, a Prefeitura reformou 8 casas que compõem o conjunto habitacional.
 
No bairro Solário da Mantiqueira, 68 idosos residem nas instalações da Morada Onofre Inocentini. Outros equipamentos públicos voltados para a terceira idade estão distribuídos pela cidade. O CRAS Nova República, por exemplo, abrange os bairros da parte alta da cidade (DER, Vila Brasil, Jardim São Paulo, até o Jardim Azaleias).
 
Na Vila Conceição, está o CRAS Recanto, que fornece suporte para moradores do Recanto do Jaguari, Durval Nicolau (etapas 1,2 e 3), Jardim Novo Horizonte, Jardim Industrial, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Cledirna, Jardim Comerciários, Jardim Itália, Jardim Europa e Jardim Maestro Mourão.
 
Na região do Parque dos Resedás, a Prefeitura mantém o Núcleo de Proteção Básica Resedás, com atendimento prioritário a moradores do bairro.
 
Em todos os espaços, a administração municipal oferece atividades de artesanato, pintura em tela, dança, ginástica, prática de grupos, entre outros benefícios. 
 
Centro Dia do Idoso
O Centro Dia do Idoso, construído numa área de 400 m² no bairro Recanto das Águas (entre os bairros São Benedito e Jardim Molinari), é outra ferramenta que a Prefeitura dispõe.
 
O prédio, com capacidade de atendimento para 50 pessoas, deve ser entregue no início do próximo ano. Caracterizado como creche para idosos, o local reunirá atividades físicas, culturais, recreativas, alimentação e cuidados médicos, bem como ações educativas. 
 
Melhor cidade para idosos
Toda essa base da Prefeitura dedicada à população idosa fez São João da Boa Vista agregar mais um importante indicador social: o de melhor cidade do Brasil para viver após os 60 anos, entre municípios com até 100 mil habitantes.
 
Quem aponta é o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). A pesquisa, realizada em 500 municípios, levou em conta não só as ações específicas para idosos, mas também a condição geral da cidade, em termos econômicos, sociais, culturais, saúde e educação.
 











 

(19) 3634-1035/1083  saojoao.sp.gov.br  facebook.com/prefeitura.saojoaodaboavista
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São João da Boa Vista 











compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade





Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem