Reinaugurado o Centro de Integração do Idoso



 
Na tarde desta sexta-feira, 30, a Prefeitura de São João da Boa Vista reinaugurou o Centro de Integração do Idoso, localizado à Praça Bento Gonçalves, bairro Rosário.
 
A confraternização reuniu o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal Gérson Araújo, vereadores Vick Nhola, Professora Can e João Luís Moretto, diretores municipais e usuários do equipamento público.
 
Com a reforma e entrega das instalações, os cerca de 250 frequentadores retornam às atividades realizadas de forma gratuita de segunda a sexta-feira, sob a gestão do Departamento de Assistência Social.
 
No prédio de 302,20 m², a administração municipal substituiu toda a parte de telhado, colocou piso novo, efetuou serviços de pintura interna e externa, readaptou sanitários que respeitam normas de acessibilidade e promoveu a ampliação de salas.
 
Antes das melhorias, as instalações enfrentavam problemas que envolviam deterioração do telhado e falta de acesso adequado a deficientes físicos. Agora, com a reforma, as salas passam a ofertar melhor espaço para a realização das atividades.
 
Sobre a pesquisa do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), divulgada em 2017, que apontou São João como melhor cidade para idosos, com até 100 mil habitantes, o prefeito Vanderlei reforça que o trabalho de investimento prossegue.
 
"Isso é resultado de toda uma política de atendimento ao idoso nas áreas de saúde, assistência social, educacional, enfim, todas as áreas de responsabilidade da Prefeitura. É um trabalho que começou em governos passados e nós aperfeiçoamos", afirma o prefeito.  
 
No Centro de Integração, são oferecidas aulas de ginástica adaptada, dança de salão, canto coral, artesanato e até realização de bingo. Embora tenha sido fechado para reforma, os usuários não tiveram prejuízo.
Para evitar a suspensão das aulas, a Prefeitura disponibilizou locais como o salão da igreja Atos (região central), Centro de Capacitação e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
 
O Centro de Integração do Idoso está vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Recanto. Para frequentar o espaço de lazer, do bairro Rosário, os interessados devem se cadastrar e passar por triagem no prédio do CRAS, situado à rua José Rodrigues Estevam, 136 &ndash Vila Conceição.
 
Centros de Convivência
Em São João da Boa Vista, além do Centro de Integração, a Prefeitura conta com três Centros de Convivência do Idoso (CCI), com atendimento para quase 130 idosos independentes com renda mensal de até dois salários mínimos.
 
No bairro Pratinha, onde está o CCI Dona Beloca, as moradias são destinadas a 40 pessoas. No CCI José Peres Castelhano, localizado no Jardim Nova República, 20 idosos recebem atendimento. Recentemente, a Prefeitura reformou 8 casas que compõem o conjunto habitacional.
 
No bairro Solário da Mantiqueira, 68 idosos residem nas instalações da Morada Onofre Inocentini. Outros equipamentos públicos voltados para a terceira idade estão distribuídos pela cidade. O CRAS Nova República, por exemplo, abrange os bairros da parte alta da cidade (DER, Vila Brasil, Jardim São Paulo, até o Jardim Azaleias).
 
Na Vila Conceição, está o CRAS Recanto, que fornece suporte para moradores do Recanto do Jaguari, Durval Nicolau (etapas 1,2 e 3), Jardim Novo Horizonte, Jardim Industrial, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Cledirna, Jardim Comerciários, Jardim Itália, Jardim Europa e Jardim Maestro Mourão.
 
Na região do Parque dos Resedás, a Prefeitura mantém o Núcleo de Proteção Básica Resedás, com atendimento prioritário a moradores do bairro.
 
Em todos os espaços, a administração municipal oferece atividades de artesanato, pintura em tela, dança, ginástica, prática de grupos, entre outros benefícios. 
 
Centro Dia do Idoso
O Centro Dia do Idoso, construído numa área de 400 m² no bairro Recanto das Águas (entre os bairros São Benedito e Jardim Molinari), é outra ferramenta que a Prefeitura dispõe.
 
O prédio, com capacidade de atendimento para 50 pessoas, deve ser entregue no início do próximo ano. Caracterizado como creche para idosos, o local reunirá atividades físicas, culturais, recreativas, alimentação e cuidados médicos, bem como ações educativas. 
 
Melhor cidade para idosos
Toda essa base da Prefeitura dedicada à população idosa fez São João da Boa Vista agregar mais um importante indicador social: o de melhor cidade do Brasil para viver após os 60 anos, entre municípios com até 100 mil habitantes.
 
Quem aponta é o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). A pesquisa, realizada em 500 municípios, levou em conta não só as ações específicas para idosos, mas também a condição geral da cidade, em termos econômicos, sociais, culturais, saúde e educação.
 
 
(19) 3634-1035/1083  saojoao.sp.gov.br  facebook.com/prefeitura.saojoaodaboavista
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São João da Boa Vista 
Comentar usando as Redes Sociais