anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Festival Assad promove atividades musicais gratis em São João da Boa Vista
São João da Boa Vista|cursos e concursos|22/06 14:51|877 visualizações
Masterclasses e oficinas já estão abertas e aulas serão com alguns dos principais artistas do gênero instrumental
O Festival Assad, considerado o maior do gênero do país, está com inscrições abertas para oficinas e masterclasses, presenciais, com alguns dos maiores nomes da música instrumental. O evento ocorre anualmente em São João da Boa Vista/SP e, este ano, será realizado entre os dias 26 e 30 de julho. A programação completa  já pode ser consultada. 


As inscrições seguem abertas até o dia 08 de julho, no site oficial ou via correios (Praça Coronel Joaquim Cândido, 40 &ndash Centro, São João da Boa Vista- SP, 13870-149). A expectativa da organização é que mais de 300 pessoas se inscrevam nas oficinas e masterclasses, que serão realizadas no  CLAC- Centro Livre de Arte e Cultura.


Entre os músicos/grupos convidados para ministrar os masterclasses e oficinas estão: Nilze Carvalho Cristina Braga, Quarteto Abayomi, Grupo Mawaca, Carol Panesi e Duo Siqueira Lima.


O FESTIVAL - 
Com uma temática voltada ao feminino, a 11ª edição trará grupos compostos, majoritariamente, por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras.
Criado em 2012, o Festival proporciona ao público a oportunidade de assistir a apresentações de alguns dos principais nomes da música instrumental da atualidade, além de realizar oficinas e masterclasses gratuitas. 
Segundo a diretora e uma das idealizadoras do Festival, Fafá Noronha, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso.


"Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos", destaca.


Vânia fez questão de enfatizar a importância social do evento, que disponibiliza oficinas e masterclasses gratuitas, de modo a contribuir com a formação de jovens músicos. "Os shows, oficinas e masterclasses dão oportunidade para que estudantes e o público se aproximem e aprendam com estes grandes nomes da música instrumental no mundo e, o melhor, gratuitamente. Uma oportunidade única", disse.
 
O evento leva o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad a cantora, violonista e compositora Badi Assad e a compositora, arranjadora, pianista e cantora, Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion.
 
Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.


Realizado pelo CLAC - Centro Livre de Arte e Cultura - por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura) a edição 2023 contará com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae e com o patrocínio de empresas como: Galvani, Bradesco, Big B, Big Bom Supermercados, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie e Grings.
 
PROGRAMAÇÃO sujeita a alterações*
OFICINAS - 10h às 12h -  Local: Clac - Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 - Quinta-feira - Nilze Carvalho - Oficina sobre Ivone Lara
28/07 - Sexta-feira - Cristina Braga Ricardo Medeiros e Joca Moraes
29/07 - Sábado - Quarteto Abayomi 
30/07 - Domingo - Grupo Mawaca 
 
MASTERCLASSES - 14h às 18h - Local: Clac - Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 - Quinta-feira - Carol Panesi - Improvisação e Criatividade
28/07 - Sexta-feira - Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
29/07 - Sábado - Cecília e Fernando ( Duo Siqueira Lima)
 
SHOWS
26/07 - Quarta-feira - 20h30 - Nilze Carvalho e Trio
27/07 - Quinta-feira - 20h30 - Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
28/07 - Sexta-feira - 20h30 - Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal
29/07 - Sábado - 17h* - Quarteto Abayomi 
29/07 - Sábado - 20h30 - Grupo Mawaca
30/07 - Domingo - 9h30  - Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)
30/07 - Domingo - 11h - Lyra Orchestra de Ribeirão Preto
30/07 - Domingo - 19h  - Jazzmin´s Big Band


*As apresentações serão no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini - Praça Cel. Joaquim José.
 
Sobre o Festival Assad - 
O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad a cantora, violonista e compositora Badi Assad e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 
 
Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube
compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade

















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem