Água não é Coca-Cola, por Nelson Mancini Nicolau

 
Quero deixar claro o meu temor com a possível privatização da SABESP.
 
ÁGUA NÃO É COCA COLA, QUE SÓ TOMA QUEM QUER. ÁGUA é produto essencial e que todo mundo precisa tê-la disponível para viver. Não é, de maneira nenhuma, produto para se ganhar dinheiro comercialmente.
 
A SABESP É UMA EMPRESA DE EXTREMA EFICIÊNCIA E COMPETÊNCIA. É SUPERAVITÁRIA E UMA DAS MAIORES DO MUNDO.
 
PARA QUE VENDE-LA, SE EM 2022 TEVE LUCRO LÍQUIDO DE 3,12 BILHÕES DE REAIS?
 
Com a sua eficiência e compromisso social, os preços da Sabesp em São Paulo são 56% menores que no Rio de Janeiro e 87,4% menores que em Campo Grande, onde os serviços foram privatizados.
 
Também, vejamos a situação de São João, onde temos 100% de ligações de água, 100% de esgoto coletado e tratado, além dos serviços de manutenção que não deixam faltar água.
 
Portanto a tese de ineficiência como mote para privatizar não cola.
 
Na realidade, esse discurso que toda empresa pública é ineficiente e que a privatização traz eficiência, suscita de imediato discutir o que significa eficiência. A eficiência da empresa pública é prestar os serviços com qualidade e de forma contínua sem interrupções, investir constantemente na qualidade, no aprimoramento dos serviços, na manutenção e principalmente no planejamento da ampliação do potencial de fornecimento, sempre se antecipando ao crescimento da demanda. Serviços de utilidade pública requerem visão de longo prazo. O foco é o saneamento básico.
 
Por mais séria que seja a empresa privada, seu objetivo principal é o lucro e a distribuição de dividendos. Ao primeiro problema reduz funcionários, corta investimentos, diminui a qualidade dos serviços e, pior, aumenta os preços a serem pagos pelo consumidor, encarecendo o produto. Foco no lucro prejudica os serviços e os consumidores. Serviços públicos precisam de controle social, o que poderá deixar de existir com a privatização.
 
Enquanto isso, a Sabesp, através de decisão do seu Conselho, por exemplo, reduziu custos do serviço da dívida e não aumentou tarifas! Definiu que 75% do lucro líquido devem ser destinados para investimento.
 
Se privatizar, quem garante que veremos esse mesmo nível de investimentos? Com grande possibilidade teremos queda dos investimentos necessários, aumento das tarifas e sucateamento das estruturas existentes por diminuição da manutenção.
Estou realmente preocupado com a rapidez que tramita o projeto de lei para privatizar a Sabesp. Sem uma discussão mais ampla da sociedade. Não se trata de uma discussão ideológica, político partidário, de defender esse ou aquele partido.
 
Trata-se de não permitirmos que se transfira um patrimônio da população de São Paulo e que faz saneamento básico com muita qualidade e eficiência para a mão de poucos que fatalmente terão o lucro como objetivo, em detrimento da qualidade dos serviços.
No mínimo deveríamos nos informar com clareza sobre esta questão.
 
Assusta-nos o que vem acontecendo com a privatização de serviços públicos. Basta ver o que ocorreu em São Paulo nos últimos dias, que ficou sem energia elétrica. Se muita gente ficou no escuro, ficou claro que a ENEL, empresa privada que assumiu os serviços, desorganizou-se de tal forma, pois sua 'energia' foi canalizada para o lucro. E é sabido que a ENEL tem dado problemas também fora do Brasil.
 
Se procurarmos, vamos encontrar vários exemplos de empresas privadas que estão sendo reestatizadas, não só no Brasil como também no exterior, na França, Alemanha, EUA, porque não tem cumprido seus compromissos de atender à população com os serviços que deveriam.
 
Outra preocupação é com o valor da venda. Ela será compatível com os ativos e valor patrimonial da Sabesp? Como ficamos nós de São João, vamos aderir à privatização recebendo apenas o risco de perdermos o controle da qualidade de serviços? Quando tivermos um problema de abastecimento vamos recorrer a um 0800 qualquer, que sabemos como não funcionam?
Ainda mais. Parece-me que, se privatizada e o governo tornando-se minoritário, as contas não mais serão fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado!!!
 
E daí? Fatalmente os serviços irão direto para o esgoto.
 
Nelson Mancini Nicolau -  Prefeito de São João da Boa Vista 1977/1982, 2005/2008 e 2009/2012. Deputado Estadual de 1983/1986 e 1987/1990. Secretário da Agricultura do Estado SP 1983/1986
Matéria enviada por leitor, publicada no site https://jornalggn.com.br
 
 
 
NOTA DA MODERADORA: Se for comentar, comente com argumentos e respeito, para que seu comentário seja aprovado.
Comentar usando as Redes Sociais

28/11 10:35
Logo aparece um amarelinho alienado para dizer que tem de privatizar tudo

28/11 20:30
***** comentário contra o site ***

30/11 19:17
Já apareceu o primeiro "amarelinho", o canário que vive cantando escondido.

06/12 11:51
E você está cantando em um palco para quantas pessoas ?

Anonimo
Sjbv
28/11 11:06
Toda área que foi privatizada (ou livrada de monopolio) melhorou absurdamente.
Telefone na década de 90 custava uma fortuna e era um lixo.
Quando só tinha o Correios fazendo entrega, frete custava uma fortuna e as entregas demoravam semanas. Hoje (não é perfeito), mas é barato e rápido.
Aqui em SJBV quando só tinha o monopólio de Internet da Vivo (garantido pelo estado) era horrível. Foi só entrar empresas estrangeiras (livre mercado) que hoje temos fibra rápida e estável.

Gradius
São João da Boa Vista - SP
28/11 20:45
Sem falar que a internet além de horrível não tinha disponível pra todos ou em qualquer lugar da cidade. Foi abrir o mercado e tirar o monopólio, hoje eu posso escolher no mínimo umas 4 empresas diferentes pra fornecer internet e telefone. Viva a concorrência.

caipira raiz
Bairro Alegre
28/11 22:29
Sábias palavras, hoje eu só tenho uma ótima Internet barata de 500 mb graças à concorrência, pois anteriormente só havia a péssima internet fixa da Vivo.

Alberto Jorge Ramos
30/11 06:17
A vivo ja era da época da privatização. Antes era a Telesp, por sinal, em mais barata. Tudo foi entregue com as estruturas prontas.

Tropicus
São João da Boa Vista
30/11 10:59
Não misture áreas para ter argumento para privatizar tudo. Antes da privatização, a telefonia era sim um tormento. Tinha até aluguel de linhas telefônicas (!?!) pois era um serviço caríssimo. A privatização nesse caso foi bom, pois qualquer coisa seria melhor. Agora ÁGUA, um produto ESSENCIAL fornecido de forma EXCELENTE em São João, qual seria a melhoria para nós?? E falando em Correios, o governo não pode se desfazer desse serviço, pois qual outra empresa atende 100% de entrega no Brasil? Uma empresa privada não vai fazer entregas nos confins do Brasil porque isso não gera lucro. Cada setor tem sua particularidade, e sair privatizando tudo sem pensar em detalhes é, no mínimo, um absurdo.

Carlos Rodrigues de Castro
01/12 23:24
Caro Nelson Nicolau: Me permita chamar-lhe pelo seu nome e não pelo apelido que alguns lhe chamam. O senhor está totalmente equivocado. A privatização, na maioria dos casos aqui no Brasil, deu muito certo. Veja os casos da telefonia, das rodovias, de outras prestadoras que outrora eram estatais. Os serviços melhoraram exponencialmente, ficaram mais disponíveis à população. Os tempos mudaram. O serviço de saneamento, muito bem prestado pela SABESP precisa de investimento para atender àqueles que ainda não têm acesso à eles e esse montante só será captado no Mercado Financeiro, apesar da SABESP ser uma empresa de capital misto, o que impede uma captação ainda maior é justamente ela estar nas mãos do Estado de SP. O mundo mudou e ações, pensamentos antigos ou simplesmente comparar água com Coca-Cola não "cola" mais. Quanto menor o tamanho do Estado, mais investimentos serão aplicados na infraestrutura das empresas e por consequẽncia, melhor atendimento ao cliente que somos todos nós, incluso o senhor. Quanto menos o Estado decidir nos serviços prestados à população, menor a possibilidade de interferência política, melhor segurança jurídica e por consequência, maior investimento. Todos ganham com a privatização. E o senhor sabe disso. Abraços!

05/12 00:31
Parabéns Sr. Carlos pelo comentário mais sensato dessa coluna até agora. Não se trata de ser simplesmente contra ou a favor, é sustentar a sua opinião com clareza e respeito ao próximo muito em falta hoje em dia!
Muito obrigado.

06/12 12:13
Senhor carlos Rodrigues de Castro eu lhe faço uma pergunta o maior caso de corrupção de nosso pais tenha a participação de grandes empresas privadas como a odrebrecht e a JBS que pagaram propina a partidos políticos e seus integrantes para pegar dinheiro público emprestado e multiplicaram várias vezes o seu patrimônio, se privatizar resolve por os campeões de reclamações no Procon são as empresas de luz e telefoniaInternet que foram privatizadas há mais de 30 anos atrás

06/12 12:02
Os correios só detém o monopolicio de correspondências o mercado de logística e entregas sempre foi aberto os correios leva vantagem sobre as empresas privadas por que atende todo território nacional inclusive cidades pequenas no interior de difícil acesso

Antonio D. Fortes
São JOão da Boa Vista
28/11 11:35
"PARA QUE VENDE-LA, SE EM 2022 TEVE LUCRO LÍQUIDO DE 3,12 BILHÕES DE REAIS?"
Lembrando que o Governo de São Paulo é o acionista majoritário da SABESP, detendo 50,3% das ações, portanto, mais da metade desse lucro volta ao governo paulista através de dividendos. Caso ocorra a privatização essa participação vai ficar entre 15% e 30%, numa análise tecnica e financeira, não existe explicação plausível que justifique uma privatização.

28/11 11:58
a única explicação são os interessados obviamente...

28/11 12:59
Pra que privatizar. Tudo sai mais caro um exemplo a prefeitura quando todos setor era so de funcionario puplico nossa cidade era muito mais limpa e muito mais cuidada e hoje como ta. Se privatizar a sabesp. Vai ficar terrivel.

Helyda Gomes
São João da Boa Vista
28/11 14:19
Com a palavra, o melhor gestor que essa cidade já teve!
Não à privatização da Sabesp!!!

roberto
SAO JOAO DA BOA VISTA
28/11 14:58
você tem toda razão. Esse sabe administrar

28/11 15:31
Volta Nelson!

Pedro
São João da Boa Vista. SP.
29/11 10:33
Concordo 100%, volta Nelson o mais rápido possível!

28/11 16:02
qual o motivo do Sr. ""NELSON"" aparecer aqui sera que esta tentando se canditar de novo .

Joel
sjbv
28/11 20:31
Parece que Nelson não poderá se candidatar ainda em 2024, a menos que se mude o entendimento do tribunal que o julgou. Melhor que pudesse. Somente não me ficou clara a distinção entre privatização, ao que ele se contrapõe, e a terceirização do serviço público, em contratos tão comuns hoje em dia entre as prefeituras e as empreiteiras.

28/11 20:32
Se candidatar não mas sim para mostrar o candidato dele já que a turminha de fãs almeja voltar.

Anonimo
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
29/11 13:08
E se ele se candidatar será eleito com folgas, já que foi um dos melhores prefeitos desta cidade.

J Generoso Oficial
São João da boa Vista
01/12 19:08
Mas o melhor foi o Vanderlei, a meu ver

Anonimo
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
04/12 16:12
Respeito sua opinião, também acho que o Wanderlei foi bom, mas o Nelson foi melhor, o retrocesso foi mudar para a atual administração, a qual nem na área de especialidade da prefeita não vai bem, a saúde, demais ítens como limpeza nem se fala, está abandonado!

28/11 16:03
É o fim do poço, vamos falar sem água bem tratada, e pagar caro.agua e saúde pública!!!!

Marco Antônio Anselmo
São João
28/11 16:47
Tem mais é que privatizar, acaba com este cabide de emprego. Quem não quer, é que tem alguém pendurado lá ou já se pendurou, ou está pendurado.

Eduardo Tenari
São João da Boa Vista
03/12 10:53
Bandido, não tem razão eu sou neo liberal, tem que privatizar tudo, o que puder menos estados e mais, economia chega de corrupção e cabides de emprego, o pais, não precisa de empresas tem que ter menos estado só 3 coisas o Brasil precisa cuidar educação, segurança, e saúde mais nada...

06/12 11:56
Bom a Embrapa é uma empresa pública e suas pesquisas e melhoramento de manejo e sementes colocou o agro negócio de nosso pais entre os melhores do mundo .

Zelia Valentina Ginuario Ferreira
São João da Boa Vista
28/11 17:58
Nelsinho Nicolau, você entende e sabe o que fala! Parabéns por não ser omisso e nos esclarecer!Obrigada!

FLABIANO
SAO JOAO DA BOA VISTA
28/11 20:22
***** comentário capcioso ***

Gradius
São João da Boa Vista - SP
28/11 20:43
Tudo que é monopólio ou controlado testamentaria pelo governo é uma verdadeira caixa de Pandora, até pode parecer bom pelo lado de fora, mas quando abre é um Deus nos Acuda de tanta porcaria que aparece. Como já falaram, tome por exemplo telefone, era monopólio estatal, custava uma fortuna e poucos podiam ter. Hoje qualquer um tem nem que seja um celular. Outro exemplo era o monopólio dos correios. Vc compra uma coisa das que tem entrega própria e no dia seguinte tá na porta da sua casa.

28/11 22:08
Pra mim trata se de propaganda eleitoral, se cuida Terezinha, o cara também quer voltar .... só falta chamar o vanderlei....

afonso de Sousa
Sao Joao da Boa Vista
29/11 08:13
Parabens Nelson Nicolau pelo artigo. Admiro muito o senhor

Alberto Jorge Ramos
29/11 12:40
Grande Nelson
Acertou na mosca, muitos países de primeiro mundo estão restabelecendo as estatizacoes. Aqui em São Paulo o interior elegeu esse forasteiro como governador.

Luciene Costa
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
29/11 15:06
Fico chocada vendo as pessoas comparar as questões de telefonia com agua, essencial a vida. Mas eu trabalhei na telefonia, também uma empresa que dava lucro, você falava com pessoas, iam consertar seu telefone, ligavam para ver se o serviço tinha realmente ocorrido, enfim, o que mudou foi a tecnologia e isso não existia como ´´e hoje na telefonia, não tem porque privatizar empresas que dão lucro, muito menos serviços essenciais, vendemos td e pagamos muito mais e falamos com robôs.

Alberto Jorge Ramos
30/11 06:23
Perfeito Luciene, como existe gente desinformada. Realmente, o que mudou foi a tecnologia deram a Telesp pronta. Os serviços à época eram bem mais baratos as empresas tinham lucro e pagavam melhor os seus colaboradores.

29/11 16:29
A França privatizou serviços de água e esgoto nos anos 2000 e anos depois tiveram que reestatizar td de novo, pq as empresas privadas visavam apenas o lucro na distribuição dos serviços e não atendiam à necessidade pública (de um dos bens mais básicos para a vida humana, diga-se de passagem). Água não é Coca-Cola, nem telefonia, nem estrada. Algumas coisas sou a a favor de privatizar, mas água é um negócio arriscado... Enfim, vamos ver como vai ser aqui.

30/11 17:09
Faço minhas as palavras do nosso eterno e melhor prefeito Nelson Nicolau. Bons tempos em que tínhamos um gestor que ouvia o povo e tudo fazia por ele vendo além do próprio umbigo.

01/12 06:32
Essa empresa tem que ser extinta. Um buraco a cada metro de asfalto. Asfalto pago por você.

08/12 20:54
Dinheiro público não é seu!

11/12 23:01
Preparem o bolso...que a tarifa vai aumentar depois da privatização.