Condephic com nova composição analisa 5 processos em São João


O presidente empossado para o biênio é Hélio Corrêa da Fonseca Filho. Compõem ainda a diretoria: Gustavo P. Canevari (vice-presidente), Gustavo Belloni (secretário) e Silvana Cardoso (segunda secretária). Integram o Conselho, oferecendo suporte técnico, os servidores municipais Adriana Carbonara e Jorge Somenzari.
Na primeira reunião da nova gestão, o CONDEPHIC avaliou cinco processos referentes a pedidos de reforma ou demolição de imóveis tombados, ou localizados em áreas de proteção definidas pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Entre os projetos analisados, destaca-se a aprovação do reforço estrutural de uma ala do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que apresenta rachaduras que comprometem a segurança do edifício. A Congregação do Santíssimo Redentor, proprietária do imóvel, apresentou estudo técnico elaborado por profissionais especializados. As obras serão coordenadas por uma arquiteta contratada pela Congregação, e o Departamento Municipal de Engenharia expedirá o licenciamento e verificação do início e término das obras.
O CONDEPHIC é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado ao Departamento de Engenharia da Prefeitura. Suas decisões são publicadas no Diário Oficial do Município e têm por objetivo zelar pela preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental de São João da Boa Vista, bem como pelas áreas do entorno de bens tombados pelo CONDEPHAAT.
A Prefeitura mantém, desde 1939, um importante acervo de plantas arquitetônicas de imóveis da cidade, que estão preservadas e constituem um valioso registro da história local.
Atualmente, o município possui 35 bens tombados pelo CONDEPHIC, sendo três deles também tombados pelo CONDEPHAAT. Todos os pedidos de intervenção nesses imóveis passam por análise do Conselho, que emite parecer consultivo. A decisão final cabe ao chefe do Poder Executivo.
Comentar usando as Redes Sociais