anunciar tabela de preços enviar notícia
rede social :: login
Condephic com nova composição analisa 5 processos em São João
São João da Boa Vista|comunicados|16/04 17:01|503 visualizações
O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São João da Boa Vista (CONDEPHIC), em sua nova composição, tomou posse no dia 20 de março e realizou sua primeira reunião no dia 7 de abril. Como órgão representativo do poder público e da sociedade civil, o Conselho teve parte de seus membros renovados com o início da nova gestão no Poder Executivo e Legislativo.



O presidente empossado para o biênio é Hélio Corrêa da Fonseca Filho. Compõem ainda a diretoria: Gustavo P. Canevari (vice-presidente), Gustavo Belloni (secretário) e Silvana Cardoso (segunda secretária). Integram o Conselho, oferecendo suporte técnico, os servidores municipais Adriana Carbonara e Jorge Somenzari.


Na primeira reunião da nova gestão, o CONDEPHIC avaliou cinco processos referentes a pedidos de reforma ou demolição de imóveis tombados, ou localizados em áreas de proteção definidas pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).


Entre os projetos analisados, destaca-se a aprovação do reforço estrutural de uma ala do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que apresenta rachaduras que comprometem a segurança do edifício. A Congregação do Santíssimo Redentor, proprietária do imóvel, apresentou estudo técnico elaborado por profissionais especializados. As obras serão coordenadas por uma arquiteta contratada pela Congregação, e o Departamento Municipal de Engenharia expedirá o licenciamento e verificação do início e término das obras.


O CONDEPHIC é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado ao Departamento de Engenharia da Prefeitura. Suas decisões são publicadas no Diário Oficial do Município e têm por objetivo zelar pela preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental de São João da Boa Vista, bem como pelas áreas do entorno de bens tombados pelo CONDEPHAAT.


A Prefeitura mantém, desde 1939, um importante acervo de plantas arquitetônicas de imóveis da cidade, que estão preservadas e constituem um valioso registro da história local.

Atualmente, o município possui 35 bens tombados pelo CONDEPHIC, sendo três deles também tombados pelo CONDEPHAAT. Todos os pedidos de intervenção nesses imóveis passam por análise do Conselho, que emite parecer consultivo. A decisão final cabe ao chefe do Poder Executivo.
compartinharenviar informaçõesenviar foto comentar

Comentar usando as Redes Sociais

Comentar esta notícia

comentário

(500 caracteres)

nome completo
cidade

















Veja também
Últimas NotíciasRecadosClassificados ParabrisaAnuncie AgoraVenda de Garagem