Do Cafofo do Dezena - Crônica Viva - De Brasília a Aparecida


O assunto versava sobre as vantagens e desvantagens de uma portaria virtual, com o Ricardo contando da vez que entrou um meliante no prédio em que é síndico e o excelente zelador, ao observar o danado dentro do elevador, desligou o mesmo e só religou na presença da polícia. Rogério Duarte veio com o caso das lavadoras de roupas de uso comum, em um prédio onde mantém alugada uma unidade de sua propriedade, e a desfaçatez do morador, ao se dar com todas as máquinas ocupadas, esvaziá-las, misturar as peças para lavar as suas. Mas sempre tem uma câmera delatora e o condômino quase foi linchado. Eu, por minha vez, nada disse. Observei os fatos para usar de exemplo na reunião de condomínio que ocorreria mais tarde no prédio onde moro. Um porre. Nunca vi nada pior. As opiniões são conflitantes e não se chega a um acordo. Discutimos por mais de uma hora e deixamos todos os tópicos pendentes para daqui a trinta dias. Não tenho o hábito, nunca tive, de entrar nesses entreveros, resolvi exercer meu papel de proprietário. Participei de duas sessões e, nas duas, me envolvi em discussões em altos brados. Quem fala o que quer, escuta o que não quer, não é esse o ditado? Não sei se falei ou escutei, só sei que briguei. Depois, como Roberto Carlos, rolei na cama e custei a dormir, pois a adrenalina estava a mil.
Mas, não vou me perturbar. A semana curta foi proveitosa e consegui avançar muito no trabalho. Terça, Brás quarta, Tatuapé quinta, Osasco sexta-feira, São José dos Campos. Querem mais? Falando na capital do Vale, que cidade maravilhosa! Enorme, mas com jeitinho de interior. Guarda peculiaridade ímpar: o centro termina em um barranco. Chamado de Banhado, é área de preservação e, pelo nome, talvez, um dia, o rio Paraíba do Sul tenha avançado por ali. Foi de suas águas que, alguns quilômetros abaixo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi trazida por pescadores para se tornar a Padroeira do país.
Francisco se foi, talvez nos braços da Mãe do Brasil, já que dela era devoto. Interseções: isso que se pede a pessoas tão graduadas nas santíssimas esferas. Eu, confesso, não tenho nenhum de minha preferência. Sobre a mesa de trabalho, ficam a me observar: Santa Rita, São Judas e São Miguel Arcanjo. Trindade poderosa. Uma última consideração, voltando à antessala do Ministro: Vamos torcer para que o próximo papa não se nomeie Pedro II. Segundo Ricardo Ramos, não trará bons fluídos.
 
Fernando Dezena
Comentar usando as Redes Sociais